Abarcas, avarcas, alpargatas, menorquinas, mallorquinas, “Havaianas Espanholas”….. Há muitas maneiras de chamar esse calçado que gostamos tanto!
As menorquinas tornaram-se um dos clássicos da moda espanhola, independentemente da idade ou do sexo. Por ser toda em couro, com sua palmilha também em couro, ela tem uma qualidade única e um conforto sensacional!
Pelo seu nome, não é muito difícil deduzir de onde vêm, mas quando é que começaram a ser utilizadas? E tem a sua origem realmente na ilha balear? Vamos investigar:
https://www.pisamonas.pt/blog/origem-menorquinas.html
As Alpargatas foram criadas na Espanha durante o século XIV, e também são conhecidas como espadrilhas ou espadrilles. Eram usadas por camponeses, agricultores e pescadores. Mas, se formos procurar de uma forma mais detalhada, tudo leva a crer que foi muito antes que apareceu este calçado popular, na época de Aníbal, por volta do ano 200 a.C..
Aparentemente, foram os “honderos”(lançadores de pedras) do general cartaginês os que, na sua passagem por Menorca, levaram este tipo de calçado nas suas batalhas contra os romanos. A resistência das menorquinas parece ter seduzido os camponeses e os lavradores da ilha, que pouco a pouco foram popularizando estas sandálias no seu dia-a-dia de trabalho.
Embora você possa encontrar vários tipos de avarcas, em vários países pelo mundo, as Chiringuitas Ibiza estão construindo sua história no Brasil e se fortalecendo como Marca Brasileira. São sandálias 100% brasileiras comprometidas com a ética produtiva e com mais de 200 modelos vendidos em todo Brasil e exterior.